quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cancro da Pele

             O cancro da pele é um crescimento maligno na pele, que pode ter várias causas, incluindo fortes e repetidas queimaduras solares ou longos períodos de exposição solar.

A pele é constituída por duas camadas:
  •     Epiderme: é a camada superior da pele. É constituída por células planas, as células pavimentosas. O pigmento da pele é produzido por umas células chamadas melanócitos, que se localizam na parte inferior da epiderme.
  •     Derme: está situada por baixo da epiderme. Contém vasos sanguíneos, vasos linfáticos e glândulas. Algumas destas glândulas produzem suor, que ajuda a arrefecer o corpo, outras produzem sebo, uma substância oleosa que ajuda a manter a pele hidratada.
O cancro da pele geralmente desenvolve-se na epiderme, a camada mais externa da pele, o que faz com que o tumor geralmente seja bem visível. Isto faz com que, a maioria dos casos de cancro de pele sejam detectados nos seus estádios iniciais. Existem três tipos comuns de cancro da pele, entre eles, o Basalioma ou Carcinoma Basocelular (não - melanoma), o Carcinoma Espinocelular ou Pavimento-celular (não - melanoma) e o Melanoma maligno.


Sem comentários:

Enviar um comentário