domingo, 20 de março de 2011

Vírus do Papiloma Humano (HPV)

O vírus do papiloma humano (HPV) é uma família de vírus com mais de 100 variações diferentes, que infecta os queratinócios da pele ou mucosas, podendo instalar-se na região genital de homens e mulheres. Por ser um vírus transmitido sexualmente, pode provocar o surgimento de lesões genitais de alto risco, as quais são precursoras de tumores malignos, entre os quais o cancro do colo do útero.

A maioria dos tipos de HPV não causa nenhum tipo de sintoma e desaparece sem tratamento, uma vez que as lesões têm crescimento limitado e diminuem espontaneamente. No entanto, certos tipos de HPV podem provocar mudanças nas células do revestimento do colo do útero que, caso não sejam tratadas, podem-se tornar células cancerosas.



A infecção por HPV é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns nos adolescentes e adultos. Os estudos epidemiológicos têm demonstrado uma associação entre o cancro do colo do útero e os padrões de comportamento sexual, sendo que a idade precoce da primeira relação sexual e a existência de múltiplos parceiros são factores de risco bem aceites. Após a infecção pelo vírus do papiloma humano, pode ocorrer a formação de verrugas em várias partes do corpo, ou a formação de um tumor, que poderá promover a sua evolução para o cancro do colo do útero.

É um facto que o cancro do colo do útero continua a ser um grande problema de saúde em Portugal. Sendo uma neoplasia provocada por um vírus (HPV) é possível fazer o rastreio e a sua prevenção através da vacinação contra o HPV.

Sem comentários:

Enviar um comentário