quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Pré-Projecto

1.     Identificação do título do projecto:
Uma sentença de morte ou um olhar diferente perante a vida:
Oncologia e Voluntariado
2.     Identificação do grupo: metastizando Sorrisos

Ana Rita Ferreira Gonçalves
Carlos Manuel Lopes Ferreira
Cristiana Meira de Carvalho
Jéssica de Sá Palma
Salomé de Azevedo Saleiro, 12ºA

3.     RESUMO DO PROJECTO:

Este projecto, denominado “Uma sentença de morte ou um olhar diferente perante a vida: Oncologia e Voluntariado”, tem como principal objectivo alargar os nossos conhecimentos acerca do cancro e o seu impacto nas pessoas que sofrem, directa ou indirectamente, desta patologia. À medida que o tempo avança têm sido desenvolvidas técnicas, cada vez mais eficazes na luta contra o cancro que com o nosso trabalho, pretendemos explorar.
O trabalho dividir-se-á em duas vertentes, uma mais teórica, que consistirá no aprofundamento dos conhecimentos acerca da prevenção, diagnóstico, tratamento e da patologia propriamente dita e a outra vertente consistirá na prática do voluntariado: uma vez que não está ao nosso alcance fazer com que as pessoas melhorem fisicamente, cabe-nos, através do voluntariado, tentar tornar a sua vida um pouco mais alegre; o voluntariado é um dos produtos do nosso projecto, juntamente com algumas palestras e actividades experimentais que serão apresentadas à comunidade escolar.


4.     OBJECTIVOS:

*        Promover o trabalho de grupo e o espírito de entreajuda entre os alunos;
*        Melhorar as capacidades de comunicação, através da análise e interpretação de informações bibliográficas;
*        Fomentar a recolha e o tratamento de informação de natureza diversa;
*        Aperfeiçoar as aptidões intelectuais e as estratégias cognitivas;
*        Alargar os conhecimentos acerca do cancro, bem como das investigações desenvolvidas para uma possível cura das patologias;
*        Sensibilizar a comunidade escolar para as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias abordadas;
*         Alertar a comunidade escolar para a importância do rastreio na prevenção do cancro;
*         Promover a prática do rastreio junto da comunidade escolar;
*         Desenvolver actividades de apoio a instituições que auxiliam doentes com os tipos de patologia desenvolvida;
*         Conviver proximamente com os efeitos do cancro nas pessoas e o seu impacto em pessoas com diferentes faixas etárias;
*         Compreender quais os efeitos do serviço voluntário nas pessoas que sofrem destas patologias;
*         Contribuir, positivamente, para a prática do voluntariado no hospital de dia do C.H.A.M.;
*         Colaborar em actividades promovidas pelo grupo de voluntariados do C.H.A.M.;
*         Conhecer o modo de funcionamento da Associação Vencer e Viver;
*         Divulgar o serviço de Oncologia, e tudo que com ele se relaciona, bem como a prática do voluntariado neste serviço;
*         Angariar fundos monetáryios para uma instituição.

5.     METODOLOGIA

5.1. Síntese da investigação
Numa primeira fase, proceder-se-á a uma pesquisa e uma selecção bibliográfica e/ou internet de modo a aprofundar os conhecimentos sobre a oncologia e o voluntariado. Posteriormente, será realizado um tratamento rigoroso da informação com vista a evidenciar as ideias-chave. De seguida, efectuar-se-á um inquérito por entrevista a todos os pacientes do serviço de oncologia do hospital de Viana do Castelo de forma a registar as experiências de vida.
Seguidamente, realizar-se-á um inquérito por questionário a alunos do 2º e 3.º ciclo, ensino secundário e a alguns docentes, de forma a obter informações referentes ao conhecimento dos estudantes.
Por fim, concretizar-se-ão várias técnicas experimentais de modo a sintetizar um protector solar e a observar um vírus do HPV e alguns órgãos com células cancerígenas.

5.2. População e amostra
O projecto destina-se, no geral, a todos os alunos, professores e auxiliares da acção educativa do Agrupamento Vertical de Escolas de Monte da Ola, num total de 1189 pessoas; podendo dirigir-se, ainda, a encarregados de educação e a todas as pessoas que têm acesso à internet.
O inquérito por questionário abrangerá um total de 92 alunos, do 5º ao 12º ano, da escola sede do Agrupamento (Escola E.B. 2,3 /S de Monte da Ola).

5.3. Técnica(s) de investigação

*        Pesquisa bibliográfica e/ou Internet;
*        Inquérito por entrevista;
*        Técnicas experimentais;
*        Inquérito por questionário.

6.     CALENDARIZAÇÃO


Fase
Descrição



08/09/2010 – 17/12/2010


·         Realização do pré-projecto;
·         Procura de patrocínios;
·         Pesquisa, selecção e tratamento da informação;
·         Realização de questionários por inquérito e tratamento da informação.





03/01/2010 – 08/04/2010
·         Preparação e realização da semana da ciência;
·         Preparação e realização de palestras;
·         Realização de questionários por entrevista aos utentes do CHAM;
·         Preparação e realização de um filme;
·         Visitar a Associação Vencer e Viver e o IPO.
26/04/2010 – 31/05/2010
·         Realização do relatório final.



7.     PRODUTOS


*         Participação na Semana da Ciência com a síntese de um protector solar, a observação de um vírus do HPV e alguns órgãos com células cancerígenas, abordando a importância da prevenção e do rastreio aos alunos da Escola E.B. 2,3 /S de Monte da Ola e a todos aqueles que participarem na actividade;
*         Elaboração de um filme sobre o voluntariado no serviço de Oncologia;
*         Visita à Associação Vencer e Viver;
*         Realização de palestras sobre as temáticas: educação sexual; melanoma (cancro da pele) e cancro da mama;
*         Sessões de esclarecimento aos alunos do 3.º ciclo acerca da prevenção do cancro do colo do útero e do cancro da mama;
*         Criação de um blogue e de um espaço na rede social facebook.

8.     RECURSOS NECESSÁRIOS

8.1. Humanos:

*        Prof. Jorge Silva (Biologia);
*        Prof. Ana Peixoto (Física e Química);
*        Dr.ª Carla Lopes;
*        Enfermeira Fátima Sá;
*        Voluntária Emília.

8.2. Materiais e fundos monetários:

*        Produtos químicos;
*        Patrocínios;
*        Transporte;
*        Material de escrita e de colagem.